Dinâmicas

Wednesday, August 30, 2006

Dinâmica

DINÂMICAS DE PEDAGOGIA

* CORAÇÃO SENTIMENTAL


DESENVOLVIMENTO:

A professora fala com a turma que a palavra amor é muito importante e que existe quando os grupos são unidos e amigáveis uns com os outros.
Ela pede que a turma divida-se em dois grupos e que cada grupo confeccione em material emborrachado dois corações grandes e que colem, deixando a parte de cima aberta.
Cada grupo nomeará o seu coração.
Pedir turma já com os grupos definidos percebam toda e qualquer atitude de bondade, amizade, companheirismo efetuado pelo outro grupo, que da mesma forma deverão agir os dois grupos, colocar no papel esse gesto e encaixar no coração (dentro) do respectivo grupo. Na semana seguinte, cada grupo lerá os papéis (das boas ações do outro grupo no seu próprio coração).

Objetivo: Integrar mais a turma

Material: Emborrachado, canetinha e cola.

Tempo: 1 semana, podendo prolongar-se




* O PRESENTE



DESENVOLVIMENTO:

A professora sorteia os alunos e cada um deve Ter um sabonete e diversos materiais com - recorte de revista, miçangas, botões, rendas etc...
Os alunos entregam o sabonete uns para os outros conforme o sorteio feito e uma semana depois, todos retornam com o sabonete e devolvem para a pessoa que o entregou, liso, mas agora está com uma decoração bem bonita, pode acompanhar um pequeno cartão ou mensagem de agradecimento e felicitações.

Objetivo: Mostrar à turma sobre a necessidade de...

Material: Revistas, miudezas, sabonete, miçangas, botões, rendas etc.

Tempo: 1 semana para a entrega ou confecção no local com o tempo de 40 min.



* O QUEBRA – CABEÇA



DESENVOLVIMENTO:

Dividir um quebra – cabeça entre as pessoas, de forma que todos participem até o final da montagem da figura que será o tema da reunião (aula) propriamente dita.

Objetivo: motivar o grupo a se integrar, utilizando a cooperação de todos.

Material: figura colada em cartolina e recortada. Na quantidade de pessoas existentes no grupo.

Tempo: aproximadamente 20 minutos.




“O VERDE”



DESENVOLVIMENTO:

Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar em um lugar comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores. Esquecíamos do cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos dessa cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisa-se a árvore, e o técnico concluiu:
Fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores de rua, que tinhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a lembrar de uma vizinha de meia idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos e ela respondeu com calma, olhos brilhando, agressivo e irritados:
- Matei mesmo esta maldita árvore.
- Por quê?
- Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.

Autor: Inácio de Loyola Brandão. Manifesto Verde SP:


- Dividir a turma em dois grupos.
- Um a favor e outro contra (com um tribunal)
- Acusada: a senhora meia idade.

Objetivo: Levar os alunos a defenderem e acusarem de alguma forma a ré utilizando estratégias em seus grupos.

Material: texto, papel, lápis.

Tempo: aproximadamente 30 minutos.




* O BALÃO CARINHOSO


DESENVOLVIMENTO:

Cada pessoa recebe um balão de ar já cheio. Escreve em um pedaço de papel o nome do sentimento de bondade que deseja oferecer para um colega, prendendo-o no balão com uma linha.
Ao sinal, cada um joga seu balão para o alto, que se misturará com os outros; começando assim o jogo. Com música bem animada, todos devem andar livremente, no espaço que ocorre a , sem deixar que os balões caiam.
Depois de 2 min. Parar e pegar o balão mais próximo.
Sentados em círculos, os participantes lêem o sentimento que receberam, fazendo algum comentário sobre o presente / mensagem que ganhou e a importância de não deixar os balões cair no chão.


Objetivo: interação, o valor da lembrança / mensagem recebida de alguém.

Tempo: aproximadamente 10 minutos.

Material: bola, papel e caneta.



* O ESPELHO


DESENVOLVIMENTO:

A professora divide a turma em 02 grupos → A e B.
O grupo A, vai limitar o grupo B para cada gesto que o grupo fizer.
O grupo A imita o B e depois inverte-se. O B imita os gestos do A, logo depois na primeira oportunidade o que for mais rápido, passará a imitador ou imitado.

Objetivo: mostrar para a turma que ora estamos numa posição e passamos para outra ou retornamos. Para então reiniciar-mos. Conscientizar a turma sobre ação e reação.

Material: (humano – pessoas)

Tempo : 40 minutos. (depende também da quantidade de pessoas)

DINÂMICAS DE PEDAGOGIA

* CORAÇÃO SENTIMENTAL


DESENVOLVIMENTO:

A professora fala com a turma que a palavra amor é muito importante e que existe quando os grupos são unidos e amigáveis uns com os outros.
Ela pede que a turma divida-se em dois grupos e que cada grupo confeccione em material emborrachado dois corações grandes e que colem, deixando a parte de cima aberta.
Cada grupo nomeará o seu coração.
Pedir turma já com os grupos definidos percebam toda e qualquer atitude de bondade, amizade, companheirismo efetuado pelo outro grupo, que da mesma forma deverão agir os dois grupos, colocar no papel esse gesto e encaixar no coração (dentro) do respectivo grupo. Na semana seguinte, cada grupo lerá os papéis (das boas ações do outro grupo no seu próprio coração).

Objetivo: Integrar mais a turma

Material: Emborrachado, canetinha e cola.

Tempo: 1 semana, podendo prolongar-se



* O PRESENTE



DESENVOLVIMENTO:

A professora sorteia os alunos e cada um deve Ter um sabonete e diversos materiais com - recorte de revista, miçangas, botões, rendas etc...
Os alunos entregam o sabonete uns para os outros conforme o sorteio feito e uma semana depois, todos retornam com o sabonete e devolvem para a pessoa que o entregou, liso, mas agora está com uma decoração bem bonita, pode acompanhar um pequeno cartão ou mensagem de agradecimento e felicitações.

Objetivo: Mostrar à turma sobre a necessidade de...

Material: Revistas, miudezas, sabonete, miçangas, botões, rendas etc.

Tempo: 1 semana para a entrega ou confecção no local com o tempo de 40 min.



* O QUEBRA – CABEÇA


DESENVOLVIMENTO:

Dividir um quebra – cabeça entre as pessoas, de forma que todos participem até o final da montagem da figura que será o tema da reunião (aula) propriamente dita.

Objetivo: motivar o grupo a se integrar, utilizando a cooperação de todos.

Material: figura colada em cartolina e recortada. Na quantidade de pessoas existentes no grupo.

Tempo: aproximadamente 20 minutos.



“O VERDE”

DESENVOLVIMENTO:

Estranha é a cabeça das pessoas.
Uma vez em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar em um lugar comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores. Esquecíamos do cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos dessa cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisa-se a árvore, e o técnico concluiu:
Fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores de rua, que tinhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a lembrar de uma vizinha de meia idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos e ela respondeu com calma, olhos brilhando, agressivo e irritados:
- Matei mesmo esta maldita árvore.
- Por quê?
- Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.

Autor: Inácio de Loyola Brandão. Manifesto Verde SP:


- Dividir a turma em dois grupos.
- Um a favor e outro contra (com um tribunal)
- Acusada: a senhora meia idade.

Objetivo: Levar os alunos a defenderem e acusarem de alguma forma a ré utilizando estratégias em seus grupos.

Material: texto, papel, lápis.

Tempo: aproximadamente 30 minutos.



* O BALÃO CARINHOSO


DESENVOLVIMENTO:

Cada pessoa recebe um balão de ar já cheio. Escreve em um pedaço de papel o nome do sentimento de bondade que deseja oferecer para um colega, prendendo-o no balão com uma linha.
Ao sinal, cada um joga seu balão para o alto, que se misturará com os outros; começando assim o jogo. Com música bem animada, todos devem andar livremente, no espaço que ocorre a , sem deixar que os balões caiam.
Depois de 2 min. Parar e pegar o balão mais próximo.
Sentados em círculos, os participantes lêem o sentimento que receberam, fazendo algum comentário sobre o presente / mensagem que ganhou e a importância de não deixar os balões cair no chão.


Objetivo: interação, o valor da lembrança / mensagem recebida de alguém.

Tempo: aproximadamente 10 minutos.

Material: bola, papel e caneta.



* O ESPELHO

DESENVOLVIMENTO:

A professora divide a turma em 02 grupos → A e B.
O grupo A, vai limitar o grupo B para cada gesto que o grupo fizer.
O grupo A imita o B e depois inverte-se. O B imita os gestos do A, logo depois na primeira oportunidade o que for mais rápido, passará a imitador ou imitado.

Objetivo: mostrar para a turma que ora estamos numa posição e passamos para outra ou retornamos. Para então reiniciar-mos. Conscientizar a turma sobre ação e reação.

Material: (humano – pessoas)

Tempo : 40 minutos. (depende também da quantidade de pessoas)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home