Dinâmicas

Friday, September 08, 2006

Dinâmica para revisão de conteúdos

Estudo em rodadas
— A prova é amanhã. Alguém tem alguma dúvida?
Silêncio absoluto na sala.
— Tudo bem, então vamos fazer uma revisão, diz a professora, se dirigindo ao quadro.
Aqui e ali, suspiros de enfado.
Aqui vai uma maneira de você fazer uma revisão dinâmica e, ao mesmo tempo, fazer com que seus alunos tirem as dúvidas entre si.
Preparação - Crie uma série de exercícios objetivos e de resolução rápida. Verdadeiro ou falso, complete a frase, qual a alternativa correta. Esses exercícios devem estar impressos (mais rápido) ou serem ditados. Crie diversas séries de exercícios diferentes, cobrindo toda a sua matéria. Por exemplo, crie 25 ou 30 desses exercícios, e inclua cinco deles em cada folha. Divida a sala em equipes com o mesmo número de alunos. Se isso não for possível, utilize uma regra de três simples para dar à equipe com menos alunos a mesma chance das outras.
Primeira fase - distribua uma folha de exercícios para cada aluno. Eles devem permanecer em suas equipes, mas resolver os problemas isoladamente. Após certo tempo, forneça as respostas certas, pedindo que eles somem, primeiro as suas respostas certas, e depois as respostas certas de toda a equipe. Coloque os resultados no quadro. Agora é a grande sacada do exercício: diga que eles têm quinze ou dez minutos para estudarem com os outros membros do grupo, antes da segunda rodada. Imediatamente, seus discípulos vão começar a vasculhar livros e cadernos, e a ajudar uns aos outros. Afinal, vale a liderança da equipe no placar geral. Preste atenção nas conversas, você pode detectar facilmente dúvidas e dificuldades sobre a matéria. Passe então para a segunda rodada (e terceira, e quarta, se você quiser - apenas se lembre de sempre dar um período de estudo entre elas).Será uma revisão produtiva como poucas.
Autor:Brasílio Neto
Atividade extraída do site:www.profissaomestre.com.br
Postado por Denise Figueiredo

1 Comments:

At 7:20 PM , Blogger Anna said...

Ameeei sua sugestão! Vou aplicá-la!

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home