Dinâmicas

Wednesday, September 13, 2006

Móbile das Qualidades Pessoais


O MÓBILE MÁGICO DAS QUALIDADES PESSOAIS

Proposta: D-Integração do Grupo

Contribuições
Aquecimento,integração e demonstração ao grupo dos valores e qualidades próprias de cada participante. Uma ativiade para uma reflexão interna e reforço da auto-estima.

Participantes: ilimitado

Espaço necessário: interno

Duração: 30 min. Ritmo: calmo

Material necessário
Um cabide de roupas (ou pedaço de madeira de aproximadamente 30 cm). Barbante. Fita adesiva Papel Cartão de diversas cores e formatos Lápis de cor ou giz de cera (diversas cores) Cola. Música ambiente.

Descrição da Dinâmica
O facilitador orienta o grupo para a construção de um móbile mágico, onde através do próprio nome deverão brotar as principais qualidades de cada um. Cada participante deverá criar um acróstico* do próprio nome e em cada letra inicial deverá escrever uma qualidade que mais admira em si mesmo. Cada letra e qualidade deve ser montada e enfeitada num pedaço separado de papel cartão. Amarrar as letras entre si e todos os pedaços no cabide ou na madeira. O coordenador escolhe um participante para que venha ao centro e se apresente dizendo seu nome, idade e indicando no móbile a sua maior qualidade. Ao terminar de se apresentar, este participante escolhe outro e o processo segue até que todos tenham terminado as suas apresentações do nome e qualidades. Ao terminar o móbile, deixá-lo exposto na sala onde todos estão reunidos. * Acróstico: composição poética na qual o conjunto das letras iniciais dos versos compõe, verticalmente, uma palavra ou frase. Análise: O coordenador poderá conduzir a análise deste exercício avaliando as facilidades ou dificuldades que cada um teve ao escrever as próprias qualidades. O que foi mais difícil fazer neste exercício? O que foi mais fácil? O que sente ao ver seu móbile exposto para que todos possam visualizá-lo? Que critérios utilizou para olhar o móbile do seu colega? O que mais observa no móbile do outro? Porque escolheu estas cores para a construção do seu móbile?
Fonte: Marcos Rogério - CD JOGOS LÚDICOS DA IDENTIDADE -
www.marcosrogerio.com.br

Postado por Rafaela

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home